Blog Visão Geral - Você bem informado!

Campanha Outubro Rosa é lançada em Bacabeira

A Prefeitura de Bacabeira e o Governo do Estado lançaram nesta segunda-feira (2) a Campanha Outubro Rosa – oferecendo serviços e exames de prevenção ao câncer de colo uterino e de mama. Os serviços de saúde serão ofertados para as mulheres até esta terça-feira (3), no Centro de Convenções de Bacabeira.

         A campanha é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Mulher e as Secretarias Municipais de Saúde e da Mulher de Bacabeira. Estão sendo oferecidos exames de mamografia para mulheres acima de 50 anos, preventivos, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, Sifílis e Hepatite e serviços de cadastro para auxilio maternidade, aposentadoria, auxilio doença e brechó solidário.

         O secretário de Saúde, Jefferson Calvet, disse que a campanha é importante para chamar a atenção das mulheres para a prevenção da doença. “O câncer tem cura, se for detectado no início. Além dos serviços ofertados na campanha, vamos fazer palestras durante todo este mês nos postos de saúde para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero e de mama”, informou o secretário.

         Também presente na abertura do evento, a secretária da Mulher de Bacabeira, Ivanildes Rêgo lembrou que apesar de curável, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. “É sempre importante a mulher fazer o autoexame da mama. Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas”, disse. Estava presente também ao evento a diretora do Programa Viva Mulher da Secretaria Estadual da Mulher, Clarinda Germano de Brito.

         Serviços de saúde – Depois de passar pelos exames preventivos, as mulheres recebem o certificado para lembrar a data do último exame. A senhora Cícera Maria Rocha, 58 anos, fez o exame de mamografia. “Todo ano eu faço o exame para ficar despreocupada”, assegurou.

Um dos serviços mais procurados foi o exame preventivo de colo de útero. Franciane Veloso Barbosa foi uma das beneficiadas. “Gostei muito do atendimento e entendo que a mulher precisa ter a consciência de fazer seus exames regularmente para prevenir de doenças que matam”, completou. Outro serviço bastante procurado no lançamento da campanha foi o bazar solidário, coordenado pela Semu de Bacabeira.

Categoria: Notícia Geral